
Blog
Curiosidades Muito Legais sobre Biometria

As Características biométricas se formam bem cedo na pessoa
No caso de bebês elas se formam por volta do sexto mês de gestação em geral. Embora que em alguns casos não esteja visível na epiderme (camada externa da pele), logo ao nascer. Já estão prontinhas nas camadas internas da pele.
No caso da face, começam a se formar entre a quinta e a oitava semanas, mas se modificam após o nascimento de acordo com o peso, doenças e hábitos da gestante.
No caso da íris, demora mais, entre a décima-segunda e a décima-sexta. Podem haver alterações da cor após o nascimento e também de tonalidade (em geral para mais escura ).
Nos gêmeos idênticos, as impressões digitais são diferentes. Isso acontece porque os padrões das impressões (dermatoglifos) não são só definidos pela genética, também são influenciados pelo ambiente na barriga da mãe e depois do nascimento, pelo ambiente externo.
Traços Biométricos são Permanentes
As impressões digitais, são consideradas traços biométricos permanentes, ou seja, não mudam com o tempo e com o crescimento. Só muda a escala, afinal os dedos crescem com a idade.
Outros tipos de biometria: Acurácia e popularidade
+ A biométria pela íris é tão precisa que supera até mesmo o DNA! A íris tem mais de 200 características únicas que ajudam a identificar uma pessoa com altíssima Acurácia
+ O reconhecimento biométrico por voz vem ganhando espaço rapidamente. Só pra se ter uma ideia, esse mercado deve ir de US$ 10 bilhões para US$ 27 bilhões até 2027.
Biometrias fora do padrão
Além das digitais, rosto e voz, há formas bem inusitadas de biometria:
+ Forma de andar: a forma como a gente anda é diferente pra cada um e pode ser reconhecida por sistemas biométricos que usam imagens de câmeras (gait biometrics).
+ Veias da mão: com a luz infravermelha, podemos mapear o padrão das veias da mão, o qual também é diferente para cada pessoa.
+ Ritmo de digitação: a maneira como digitamos letras e números no celular (a velocidade, as pausas etc.) pode servir como um fator de identificação
+ O Formato da orelha: cada pessoa tem um formato único de orelha, e isso pode ser usado para identificar a pessoa
+ Os Batimentos cardíacos: o ritmo do coração é como uma assinatura pessoal, tem padrões que se repetem. Já artigos científicos sobre isso.
Biometria além dos seres humanos
+ Animais: já existem projetos que usam a biometria (impressões nasais) para identificar bois e vacas e até mesmo baleias. Recentemente houve um edital público buscando este tipo de solução.
+ Os coalas têm impressões digitais parecidas com a dos humanos, bem como os macacos
+Onças pintadas tem um padrão de manchas que é único a cada animal.
Gostou dessas curiosidades sobre Biometria? Veja mais em nosso BLOG