Biometria, Biometria Digital

Biometria Digital: Como funciona?

Biometria Digital: Como funciona?

A biometria com impressões digitais (biometria digital)  é uma tecnologia bastante difundida que utiliza traços biométricos da pele dos dedos, começando pelas padrões formadas pelas linhas, por configurações atípicas dessas linhas conhecidas como minúcias (como os fins de linha, bifurcações, centros em espiral, deltas- ou triângulos), pelos poros de suor (que se situam no topo das cristas). 

Cenários Mais Comuns de Uso

Os cenários mais comuns chamam-se Verificação de Identificação: na verificação, a pessoa normalmente fornece um registro documental (ex. número do CPF, RG, nome etc.) e o sistema simplesmente vai comparar a impressão lida com aquela cadastrada para aquele CPF e conformar se a pessoa é ela mesma.

Na Identificação, a pessoa não precisa fornecer nenhum número de documento, o sistema busca a impressão digital que mais se assemelha àquela que foi lida dentro da base toda e encontra a que mais se assemelha, com um grande grau de certeza.  Nessa categoria, encontram-se aquelas buscas que a gente vê naquelas sérias de ciência forense como CSI e outras. 

Existem base públicas (como a do TSE, usadas nas eleições ou das polícias, conhecidas como AFIS ou ABIS) e bases particulares, como as dos bancos ou das empresas de biometria.

Tipos de Sensores

A biometria digital utiliza diversos tipos de sensores, Capacitivo  utiliza a capacitância elétrica da pele para formar uma imagem detalhada das cristas , o Ultrassônico, que usa ondas ultrassônicas como a da ecografia para mapear as cristas e vales (como em alguns modelos de smartphone) e o Ótico, o mais usado captura uma imagem da impressão digital através de sensores óticos.

Em destaque nos sensores óticos é o uso da câmera do smartphone para ler as impressões digitais. 

Segurança e Privacidade na Biometria Digital

A biometria digital é muito difícil de ser falsificada devido à variedade dos padrões de cada pessoa. Além disso, os dados biométricos são geralmente armazenados em sistemas seguros que usam tecnologias como a criptografada, protegendo contra acessos indevidos. Os sistemas biométricos também implementam técnicas para detectar impressões digitais falsas através de temperatura, cor, textura, reflexos e movimentos do dedo.

Como funciona a Biometria Digital

  1. Pré-processamento da Imagem: A imagem lida é processada com técnicas computacionais para melhorar a qualidade, remover ruídos e ajustando contraste e brilho e até o foco.
  2. Extração de Características: O sistema identifica as características únicas na impressão digital para aquela pessoas e as armazena ou compara com as características já cadastradas. 
  3. Criação do Template Digital: As características extraídas são convertidas em uma forma numérica, chamada de  “template” digital
  4. Armazenamento Seguro: O template é armazenado em um banco de biometria seguro 
  5. Comparação e Matching: Quando o usuário tenta se autenticar, uma  impressão digital é capturada e processada para extrair suas características e formar o novo template. O sistema compara o novo template com os já armazenados na base, utilizando técnicas computacionais de matching que avaliam a similaridade.
  6. Decisão de Autenticação: Se a correspondência ultrapassar (normalmente um escore) um limiar predefinido de similaridade entre as duas leituras, o acesso é liberado ou a identidade confirmada.

Simples não ? Só que isso tem que ocorrer em poucos segundos, para milhares de usuários acessando o APP ao mesmo tempo.

Conheça a nossa tecnologia de biometria digital sem contato para APPs no smartphone aqui em nosso site.

author-avatar

Sobre Vai de Site Barato

Criação e Desenvolvimento de Site Barato com Domínio e Hospedagem inclusos em Curitiba e São Paulo! https://vaidesite.com/ : ) Aqui você leva a Criação do Site, a Hospedagem do Site e o Domínio do Site. Tudo por um preço Barato de Verdade. A partir de 49,90 por mês!