Biometria

Biométria e Fricção: quando a segurança faz perder clientes

Biométria e Fricção: quando a segurança faz perder clientes

Desafios Técnicos e Práticos da Biometria na Inclusão Populacional

A biometria vem sendo largamente usada no mundo como uma forma segura e prática de autenticação, durante  a pandemia se tornou uma valiosa aliada para aumentar a segurança das transações digitais, sendo co-responsável pela larga aceitação dos aplicativos no smartphone.

Mas uma realidade que poucas empresas receiam em admitir é que algumas categorias de usuários tem uma dificuldade muito maior que as outras em usar as tecnologias biométricas, a ponto de inviabilizar sua adoção. Há inúmeras reclamações em sites como o ReclameAqui comprovando essas dificuldades.

Nos EUA até se criou um termo para se definir as biometrias que são mais difíceis de usar por determinadas etnias:  Racial Bias. Exageros à parte, está na hora de pensarmos em como tornar a biometria universal.

Razões Técnicas para isso acontecer

As tecnologias biométricas utilizam os traços biométricos das pessoas e em alguns casos o seu comportamento. Como exemplo, podemos citar características da pele dos dedos, da face, da íris, a forma de andar, a voz  e os padrões de digitação. Cada um desses é coletado por diferentes leitores (câmera, sensor dedicado, microfone, teclado). 

Uma boa biometria depende da qualidade da informação coletada e é aí que mora o problema. Vou dar alguns exemplos:

Pessoas com deficiência física:

– Muitas vezes a ausência ou deficiências nos membros podem dificultar a coleta da face, da impressão digital (leitores de contato)

–  A Mobilidade reduzida pode impedir o acesso aos leitores biométricos. 

– Deficiências faciais podem afetar o reconhecimento facial e em alguns casos gerar rejeição da biometria pelo usuário

Impacto da Etnia

A literatura tem publicado testes sobre o impacto da etnia em sistemas de reconhecimento facial, que apresentam taxa de erro aumentada para pessoas de determinadas etnias (notadamente afrodescendentes e algumas etnias asiáticas). 

Impacto nos Idosos

Alteração da face (rugas, perda muscular) pode afetar o reconhecimento facial. 

Desgaste da pele e alteração de sua densidade: é sabido que, com a idade, teremos dificuldade com leitores que demandam o contato com o sensor devido à alteração da densidade da pele

Uso de Óculos: parece tão simples que passa despercebido, mas quem usa óculos tem dificuldade para cadastrar a sua face porque os aplicativos sempre pedem pra você tirar os óculos. Só que tirando os óculos, você não consegue ler aquelas instruções na parte debaixo da tela. 

Prova de Vida para previdência. Temos visto pela televisão o sacrifício de alguns idosos para fazer a prova de vida anual para a previdência.

Trabalhadores da Construção Civil, do Meio Rural e Cirurgiões

Podem ter desgaste da pele que inviabiliza o uso de sensores de contato de impressões digitais. 

Pessoas que realizam procedimentos estéticos

A pessoa faz o procedimento e tem o constrangimento de ter sua autenticação negada quando tenta acessar seu aplicativo.

Smartphones mais baratos:

As pessoas usam o smartphone que quiserem, mesmo que  câmera não seja tão boa ou que não tenha sensor biométrico. As empresas têm que reconhecer essa situação e desenvolver técnicas mais avançadas para obter uma foto de boa qualidade

Possíveis Soluções da Biometria

Alternativas possíveis para a biometria universal:

Multibiometria ou dar ao usuário a opção de biometria:

Por que não deixar o usuário escolher o tipo de biometria que mais se adequa a seu caso (digital, facial, íris, voz) ? É bom para todo mundo e relativamente fácil de implementar.

Biometria móvel: dar a opção à pessoa de se autenticar e fazer a prova de vida remotamente. Há opções pelo smartphone como facial e impressões digitais sem contato.

Treinamento de soluções que usam IA: com bases representativas da população brasileira, reduzindo o viés étnico

author-avatar

Sobre Vai de Site Barato

Criação e Desenvolvimento de Site Barato com Domínio e Hospedagem inclusos em Curitiba e São Paulo! https://vaidesite.com/ : ) Aqui você leva a Criação do Site, a Hospedagem do Site e o Domínio do Site. Tudo por um preço Barato de Verdade. A partir de 49,90 por mês!